Queridos, o relacionamento amoroso sempre traz muitos desafios que durante a convivência as vezes tornam-se insustentáveis. Por isso que o número de separações tem aumentado muito nos últimos anos. Porém separar-se nem sempre é a única solução. No meu ponto de vista, ela torna-se necessária quando um dos parceiros não está aberto a fazer as mudanças necessárias para chegar a uma relação mais saudável e harmoniosa.

Quando um não quer mudar e ambos mantém a relação, continuam os padrões que sustentam a relação doentia. Ou seja, se um deles é autoritário, o outro é submisso. Um fala mais e não escuta, enquanto que o outro escuta mais e não fala. Percebem como são complementares? Isso não é o acaso. Atraímos pessoas que irão proporcionar o nosso crescimento. Se eu atrair alguém muito parecido a mim, vocês não concordam que o aprendizado é infinitamente menor? Então o universo irá trazer situações e pessoas para seu crescimento. INEVITÁVEL! Essas pessoas e situações podem contribuir favoravelmente e harmoniosamente para seu bem, e outras que te trarão desafios, mas que no final, com certeza te trarão bençãos. Estas últimas, no momento do desafio, muitos podem ver como ruim, porém se você olhar além, perceberá que esse “mal” foi para seu “bem”. risos

A comunicação da verdade nos relacionamentos

É muito comum perceber que as pessoas nos relacionamentos apresentam muito receio de falar a sua verdade. O que é dizer a sua verdade? É expressar aquilo que é verdadeiro para si, a partir de um ponto de vista de uma situação. E esse ponto de vista pode ser totalmente diferente do seu. Daí vem a grande questão: falo ou não falo? Mas e se magoar o outro? E se gerar conflitos?

Muitas pessoas evitam conflitos como diabo foge da cruz. Se você perguntar para um químico como se dá uma reação química, eles dirão que primeiro haverá o caos entre os elementos químicos para depois haver a homeostase da reação química. Mas Patricia, o que isso tem a ver com os relacionamentos? hahaha TUDO! Não estamos separados dos fenômenos do Universo. Para haver o equilíbrio saudável entre os elementos da relação, é preciso a desordem, levantar a poeira acumulada por debaixo do tapete. É preciso expressar a sua VERDADE para que as coisas melhorem.

Mas pode falar de qualquer jeito? É claro que o ideal é que não! Tem um artigo que eu escrevi sobre falhas na comunicação, que pode te ajudar a ter insights de como se comunicar bem.Clique aqui. Quando se fala a verdade, mesmo que a outra fique chateada, traz transparência para a relação. O outro precisa entrar em contato com a sua verdade e sua necessidade, para ver como pode mudar e flexibilizar, sem se negligenciar. O outro também diz sua verdade, e assim o balanço das relações vai se moldando para que se chegue em um ponto que seja bom para os dois. Aí sim, qualquer relação estabelecida precisa atender ambos os lados.

Portanto, fale sua verdade. Viva a sua verdade! O universo está pedindo isso! Namastê, Patricia.